“Liberte-se, o mundo o aguarda.”

borboleta-portal-gaia


Você já deve ter visto, ou pela televisão ou teve o privilégio de ver uma Borboleta saindo do casulo, abrindo as asas e voando, uma cena linda e esplendorosa, porém, o que nem todos sabem é o quão difícil e desafiador este processo é. Mais do que uma transformação esta mutação é uma mudança de fases na vida da borboleta, isso que abordaremos agora, uma linda analogia entre a transformação da lagarta em borboleta e a nossa vida.

O processo           

Antes de qualquer comparação é bom entendermos um pouco do processo de mutação em si. Tudo inicia com ovos, desses ovos saem as lagartas, estas aparentando poucos encantos, causando até alguns arrepios em algumas pessoas. As lagartas têm como principal e talvez único objetivo, comer, apenas o que elas fazem é comer e comer. Passado determinado tempo as lagartas deixam de se alimentar, procuram um lugar seguro e transformam-se em uma pupa, ou, mais conhecido como casulo. A partir deste momento um processo de mutação inicia, transformando a lagarta com poucos encantos em uma linda borboleta. O tempo de transformação varia de acordo com a espécie.

O que nem todos sabem é que esse processo é lento e ao sair do casulo a borboleta passa por uma prova. Ela está deixando seu berço, sua proteção, calor interior de seu casulo para algo que ainda é novo a ela, e só obterá sucesso com muito esforço. Ela precisa ser forte, o primeiro obstáculo é romper o casulo e desvincular-se do mesmo, processo difícil para ela. Porém, é importante que a borboleta passe por esse processo sozinha, pois se receber ajuda exterior ela poderá ter seu desenvolvimento comprometido, muitos elementos envolvem esse momento da sua transformação.

A analogia

Agora vamos ver a relação desse processo com nossas vidas. Também não é fácil sairmos de nossa zona de conforto, deixarmos nosso casulo, o lugar onde nos sentimentos seguros, mas esse processo é fundamental para nossa evolução, e o mais importante, sozinhos, não levem ao pé da letra, apoio é necessário, mas quanto mais independentes formos, melhor para nós mesmos. Todo desafio que passamos hoje irá nos fortalecer e nos preparar melhor para o que vier. Hoje podemos até nos comparar a uma lagarta, mas jamais devemos esquecer que há muita beleza em nossa trajetória e muito a evoluir.

E que tal a metamorfose de nossa mente? Já dizia Raul Seixas “Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”. Você sabe o que o artista quis dizer? É preferível mudar de opinião diversas vezes do que viver sempre preso as velhas crenças que limitarão sua evolução, tudo a ver né?!!!

Uma nova visão de mundo

Com uma nova visão e uma forma de pensar um pouco diferente, diversas portas passam a abrir em nossa vida e uma delas é a do Holismo. O Holismo tem uma visão ampla do Ser, vendo-o em sua totalidade. É como pensarmos nas propriedades de um sistema, todos os organismos, essas propriedades não podem ser explicadas apenas pela soma dos seus componentes, é necessário avaliar o sistema como um todo, pois este determina como se comportam cada uma das partes. O universo holístico enxerga o ser em sua totalidade, utilizando um conjunto de técnicas naturais, complementares e integrativas, o mundo holístico possibilita uma forma mais leve, branda e saudável de levar a vida. O Portal Gaia pode ser uma ótima forma de entrar nesse mundo.

Deixarei espaço para que você complete está analogia, reflita sobre sua vida e visualize em que nível está, já se tornou borboleta ou ainda não. O que está faltando? Não é fácil encarar o mundo e muitos perigos existem, mas existem muito mais oportunidades que você só poderá desfrutar se encarar os desafios, se fechar para o mundo é abrir mão dessas oportunidades. EVOLUA!

Compartilhe