“O Novembro de celebrar a vida e combater o câncer de próstata”

novembro-azul

Câncer de próstata em números

Em um breve levantamento feito a partir de informações coletadas no INCA (Instituto Nacional de Câncer) obtivemos alguns dados preocupantes, porém informações relevantes. O câncer de próstata em 75% dos casos atingem homens com mais de 65 anos, também quanto mais elevada a idade maior a taxa de mortalidade, fazendo assim, da faixa etária, um importante fator de risco. Apenas no Brasil o câncer de próstata chega a atingir mais de 62 mil homens por ano.

Vale ressaltar que apesar de atingir, na grande maioria dos casos, homens com mais de 65 anos os cuidados devem ser iniciados antes mesmo dos 50 anos, principalmente em homens negros onde o câncer tem maior incidência.

Diagnóstico

O diagnóstico geralmente se deve a dois exames mais comuns, o exame do toque retal onde o médico avalia tamanho, forma e textura da próstata, ou o exame de sangue laboratorial (dosagem de PSA), sendo este menos preciso. O exame deve ser feito com periodicidade de 2 anos, a partir dos 40 anos de idade, sendo um exame indolor.

Quando a doença é descoberta e tratada logo em seu estágio inicial, os índices de cura chegam a 90%.

Prevenção

Existe uma série de cuidados que devem ser adotados para diminuir as chances de obter câncer de próstata, são eles: física regularmente;

  • Alimentação balanceada e saudável, mais verduras e menos gordura;
  • Evitar hábitos ruins como o cigarro ou bebidas alcoólicas;
  • Realizar exercícios diariamente e evitar o sedentarismo;
  • Fazer os exames periodicamente e visitar o médico com frequência;
  • Informar-se sobre a doença e monitorar.

Aí vai uma curiosidade:

→ O dia 19 de Novembro é considerado o dia internacional do homem, apesar dessa data no Brasil ser comemorada em outra ocasião. O dia 19 é o dia do homem cuidar da sua saúde e combater seu maior vilão, o câncer. E você? Vai ficar de fora dessa luta, claro que não, venha junto com o Instituto Terceira Visão vencer esta batalha.

Gratidão!

Compartilhe